Revoredo #92: Pernambucanos exibem seus trabalhos como violeiros

Hugo Linns, Laís de Assis e Adelmo Arcoverde mostram seus dons na viola dinâmica

 22/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 24/08/2023 as 17:42
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #92: Pernambucanos exibem seus trabalhos como violeiros
/

O Revoredo desta semana apresenta os trabalhos de Hugo Linns, Laís de Assis e Adelmo Arcoverde, três violeiros pernambucanos que se destacam na viola por estarem direcionados à música pernambucana. Adelmo Arcoverde teve seu primeiro contato com a viola aos 13 anos de idade, graças à sua avó que adorava ouvir rádio. Na sua carreira, já conquistou vários prêmios em festivais, participações em CDs de alguns artistas e, em 2013, realizou seu álbum Mensageiro.

Laís de Assis é violeira, violonista e arranjadora. É graduada em Música (UFPE) e mestre em Etnomusicologia (UFPB). Os seus estudos são concentrados na viola de dez cordas nordestinas. Em 2022, Laís lançou seu primeiro álbum nomeado Ressemântica. O lançamento contou com alguns convidados, como Renata Rosa e Graça Nascimento.

Hugo Linns é violeiro, arranjador, diretor musical e produtor. Linns é formado pelo Conservatório Pernambucano de Música e especialista na viola acústica nordestina e na viola dinâmica. Atua profissionalmente com outros músicos, como Renata Rosa, Maciel Salu, Geraldo Maia e Tonino Arcoverde.

No podcast, foram reproduzidas as músicas: Voltei Recife, Hino, Cabelo de Fogo, Vassourinhas, Frevo para um Carnaval que Não Passou, Ponteada, A Dama de Espadas, Será Sina, Ressemântica, Agoniada, Lembranças do Paraíso.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.