Revoredo #48: Caio de Souza apresenta o projeto No Pinicado da Viola

Série de concertos expressa diferentes momentos do trabalho e da carreira do violeiro

11/08/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo #48: Caio de Souza apresenta o projeto No Pinicado da Viola
/

Revoredo desta semana apresenta o violeiro, compositor, arranjador e educador musical Caio de Souza. Em entrevista, Souza conta sobre os projetos com a viola caipira e os próximos passos da carreira.

Graduado em Música pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e mestrando em Etnomusicologia e Folclore pela Indiana University, Souza foi aluno do maestro José Gustavo Julião de Camargo e fala sobre a graduação na USP e a influência de Camargo durante esse período.

O violeiro apresenta também o projeto No Pinicado da Viola, uma série de concertos que dão origem a três álbuns audiovisuais: A Viola e Seus Violeiros, O Cancioneiro Popular nas Dez CordasA Viola de Caio Souza. “Cada episódio [do projeto] tem um roteiro distinto, um momento do meu trabalho [com a viola caipira] e esse trabalho dialoga com as locações que foram escolhidas e com o repertório. É todo um conjunto, em que eu procuro contar uma história.”

O podcast desta semana apresenta as músicas: Balanço capiau; Tenho sede; Ana; Cururu pra São João; Lobo guarânia; Gedeando; Jardim da fantasia; Onde está o Jeca; Faca que não corta; Pagode na Praça; Pagode em Brasília e Chora Viola.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto