Revoredo #12: Laís de Assis lança seu novo álbum

Obra “Ressemântica” reverencia o feminino e rompe barreiras da viola caipira

Jornal da USP
Jornal da USP
Revoredo #12: Laís de Assis lança seu novo álbum
/

O podcast Revoredo desta semana apresenta a obra Ressemântica, da violeira pernambucana Laís de Assis. Esse é o primeiro álbum lançado por Laís e reverencia o feminino, rompendo barreiras da viola caipira. 

O álbum, que teve o fomento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE),  possui 13 faixas autorais que celebram o feminino com a poesia de Graça Nascimento, no canto ancestral das mulheres da aldeia indígena Tuxá e pela rabeca assinada por Renata Rosa. Laís é a primeira mulher a vencer o prêmio Profissionais da Música 2021 na categoria Violas e Violeiros.

Além do destaque que vem recebendo como violeira, Laís também é artista, violonista, arranjadora, arte-educadora, pesquisadora e mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde desenvolve pesquisas focadas na viola de 10 cordas nordestina. É, também, formada em viola de dez cordas e violão popular pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). 

Em suas obras traz a cultura do romanceiro popular nordestino, conhecido como literatura de cordel. São folhetos que guardam arte e literatura por meio de poesias e xilogravura, assim como da música e do canto de seus versos acompanhados pela viola ou rabeca.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Coragem; Entre luas e auroras; Terra vermelha; Centelha; Morada; Cortando caminho; Frevo para um carnaval que não passou; Ponteada; A dama de espadas; Será sina; Ressemântica; Uma carta para a saudade; Sede; Bacamarte e O baile.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.