Revoredo #116: Francesco Loccisano e Pedro Caldeira Cabral trazem o som da Itália e de Portugal

A guitarra batente italiana e a guitarra portuguesa são típicas do campo em seus países, tal como a viola caipira

Por
 21/12/2023 - Publicado há 4 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #116: Francesco Loccisano e Pedro Caldeira Cabral trazem o som da Itália e de Portugal
/

O Revoredo desta semana traz a chitarra battente de Francesco Loccisano, também chamada de guitarra italiana, e a guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral. 

Loccisano é um músico italiano que se especializou na guitarra batente, um instrumento típico do sul da Itália, que tem cinco pares de cordas, assim como a viola caipira.

A chitarra battente tem origem na guitarra barroca e já existia na Itália no século 14, mas se espalhou mais nos séculos posteriores, principalmente a partir do início do século 18, no Lácio e na Campânia, onde era usada pelos camponeses para acompanhar o canto, pois sua afinação produz muitos harmônicos que se adequam à voz humana. É um instrumento característico da cultura da Basilicata, do Abruzzo, de Molise e da Calábria.

Pedro Caldeira Cabral é um compositor e instrumentista nascido em Lisboa, que foi influenciado pela tradição musical, sobretudo pela música clássica. Ele começou a se interessar pela música ao ouvir seus pais tocarem obras de compositores como Henry Purcell, Bach, Mozart, Frédéric Chopin, Franz Schubert e Robert Schumann.

A guitarra portuguesa atual passou por várias mudanças técnicas no último século: no tamanho e no sistema de afinação, mas manteve a afinação original das cítaras, com o mesmo número de cordas e a técnica de tocar, própria desse tipo de instrumento.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Battente italiana; Solstizio il giorno; Solstizio la notte; Il bacio; Chitarrese; Arnia; Il volo dell’angelo; Pavana e Galharda de Alexandre; Pavana V; 8º Verso Do V Tom; Fantasie; Sonata em Sol Maior; Sonata em Dó Menor; Minueto em Fá Maior; Serenata e Variação em Si Menor.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.