Revoredo #104: Obras apresentam rica variação de violas e cravo

Makely Ka representa rios brasileiros no álbum “Rio Aberto”; Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti interpretam canções de músicos como Tom Jobim e Milton Nascimento

 14/09/2023 - Publicado há 10 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #104: Obras apresentam rica variação de violas e cravo
/

Nesta semana, o Revoredo apresenta as obras dos álbuns Rio Aberto, do músico Makely Ka, e O Cravo e a Rosa, de Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti.

Makely Ka é um poeta, cantor, instrumentista, produtor cultural e compositor brasileiro. Nascido em Valença do Piauí, em 1975, o artista atua em diversas áreas, como a música, a poesia e o vídeo, incorporando à sua produção artística um componente crítico e reflexivo. Com uma abordagem musical própria, ele funde elementos da trova e do aboio de origem ibérica com as contemporâneas linguagens sonoras urbanas, incluindo o rap. Seu percurso artístico abrange desde a espontaneidade da poesia marginal até a precisão formal da poesia concreta.

Rio Aberto é o quinto disco de Makely Ka, o primeiro instrumental, no qual o músico toca violas de dez cordas, viola dinâmica e craviola. A obra é composta de músicas inspiradas em rios, córregos e veredas de Minas Gerais, Goiás e Bahia, região do Grande Sertão. Contém também músicas sobre o Vaza Barris, dos sertões de Canudos, o Doce e o Paraopeba, devastados pelas barragens rompidas da mineração, e mais uma versão da música Encontro das Águas, do Tavinho Moura. 

Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti, do duo Viola e Cravo, utilizam a viola caipira, violão e cravo para interpretar obras de Baden Powell, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Tavinho Moura, Milton Nascimento, Guinga, Edu Lobo e Hermeto Pascoal. O CD possui quatro suítes populares, com as temáticas Celeste, Amorosa, Infância e Pescadores.

Neste podcast foram reproduzidas as músicas: Batistério, Paracatú, Urucuia, Jequitaí, Paraopeba, Carinhanha, Rio do Sono, das Velhas, Samba em Prelúdio, Beatriz, Tema de Amor de Gabriela, Senhorinha, O Cravo e a Rosa, O Cravo Brigou com a Rosa. 

Ficha Técnica: 

Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo

Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

 

 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.