Quilombo Academia: A religiosidade negra como subjacência na sofisticação musical de Jorge Ben e Luedji Luna

A circularidade gregária africana na dialética da alegria negra de Jorge Ben e na hermenêutica onírica de Luedji Luna

 Publicado: 05/04/2024     Atualizado: 08/04/2024 as 8:36
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: A religiosidade negra como subjacência na sofisticação musical de Jorge Ben e Luedji Luna
/

O samba pop é um padrão rítmico que se destaca na música negra de Jorge Ben, como afirmação positiva da afrodescendência. Tratando-a como arte de causa, na qual Jorge destila uma espécie de aroma musical, criando atmosfera própria de um ambiente de resistência cultural. Esse artista sugere uma militância existencial, usando a dialética da alegria negra. Com isso Jorge Ben estabelece a força dançante, buscando a circularidade lúdico gregária, que é fundamental para unidade cultural africana. A ginga entra nesse comportamento, do artista, indicando para a possibilidade de relação dialógica entre o samba e o futebol, que foi sugestiva à presença do contra tempo do reggae na sua música, sobretudo nos títulos que tratavam do protagonismo afrodescendente no futebol miscigênico. Fenômeno que foi substancial na festividade revolucionária da alegria negra, caracterizada na irreverente estética com subjacência na religiosidade de matriz africana na negritude rítmica de Jorge Ben.

A cantora Luedji Luna desenvolve sua negritude com uma erudição na qual ela faz o dimensionamento da sua música, na dinâmica querigmática da orixalidade. Sugerindo uma criatividade ensaística, que se localiza no comportamento acadêmico que lhe é próprio. De tal sorte que ela constrói com acuidade uma ambiência musical, sugerido que as ondas do mar são reflexos da sua corporalidade nas águas salgadas de Iemanjá. Com essa hermenêutica onírica sofisticada Luedji Luna visita a ludicidade gregária com a clave do maracatu, incursionando com uma multiplicidade de vozes, com um canto que expressa o sentido coletivo da circularidade negra africana.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.