Panorama Paulista #2: Atividade econômica na Região Metropolitana de São Paulo

Região de Osasco teve crescimento econômico em todos os setores, segundo estudo da Fundação Seade, órgão do governo do Estado de São Paulo

Por
 10/05/2023 - Publicado há 1 ano
Panorama Paulista - USP
Panorama Paulista - USP
Panorama Paulista #2: Atividade econômica na Região Metropolitana de São Paulo
/

Entre 2002 e 2020, a atividade econômica na Região Metropolitana de São Paulo sofreu alterações, segundo estudo Cresce participação da região de Osasco no PIB da RMSP, da Fundação Seade. No estudo, são analisados os três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. As regiões examinadas foram o ABCD, Guarulhos, Município de São Paulo e Osasco.

Nesses 18 anos, o maior crescimento na contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) pertence à região de Osasco, que avançou de 13,4% para 19,1%. Todos os setores de atividade contribuíram para o desempenho da região: a agropecuária cresceu 1,3%, enquanto serviços e indústria cresceram cerca de 6% cada. A região de Guarulhos também teve maior participação, se comparada ao período anterior, enquanto o ABCD e o município de São Paulo tiveram queda no índice.

Quanto à capital, houve recuo na contribuição no setor de serviços da RMSP, de 70,3% para 63,9%, setor central para a economia da região. Além disso, a indústria de São Paulo também desacelerou desde 2002, com queda de 8,7%, acompanhada por perda no ABCD.

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Felipe Bueno e J. Perossi
Edição - Cinderela Caldeira
Semanal, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualidades, ou nos principais agregadores de podcast

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.