Palavra da Semana #20: Vergonha foi usada até por Pero Vaz de Caminha na famosa carta que escreveu ao rei de Portugal

Na carta, o fidalgo português usou a palavra em português arcaico, vergonças, para descrever as partes íntimas das índias que encontrou ao desembarcar no Brasil

 27/09/2021 - Publicado há 3 anos
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #20: Vergonha foi usada até por Pero Vaz de Caminha na famosa carta que escreveu ao rei de Portugal
/

A palavra trending topics da semana foi “vergonha”. Assim, o podcast Palavra da Semana traz o significado do termo, sua origem e sinônimos. Vergonha pode fazer referência a sentimentos ruins, relacionados ao medo de se sentir ridículo, desonrado; também pode ser empregada indicando pessoas que são acanhadas, tímidas, pudorosas. Como trending topic, a palavra vergonha remete a qualquer ato indecoroso, desonesto.

Vem do latim, verecundia, pudor, que deriva de revereri – re= para traz de novo, vereri= respeitar. Na história do Brasil, Pero Vaz de Caminha já utilizou verecundia no português arcaico, no plural, vergonças, para designar as partes íntimas das índias que encontrou ao desembarcar no Brasil. A vergonha é uma condição psicológica de controle religioso, político, judicial e social, sobre os corpos, produzindo ideias, emoções, comportamentos de conhecimento ou desgraça.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.