O Sul em Cima: programa destaca os trabalhos de Patrícia Bastos e Chico Lobo

A diversidade da cultura e ritmos regionais como o Amazônico, mostram a riqueza e a pluralidade do país

 04/12/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 06/12/2023 as 9:36
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: programa destaca os trabalhos de Patrícia Bastos e Chico Lobo
/

“Voz da taba”, é o novo álbum da cantora amapaense PATRÍCIA BASTOS. Esse trabalho, completa a trilogia formada por Zulusa (2013) e Batom Bacaba (2016), ambos produzidos por Dante Ozzetti. Esses álbuns são formados por repertório, em sua maioria de compositores do Norte, que trabalham a linguagem dos ritmos amazônicos, especialmente do Amapá, como o batuque do Curiaú e o marabaixo. As letras contam o dia a dia das comunidades ribeirinhas, dos quilombos, a sua história e evolução.  Para Dante Ozzetti, “o show e o disco trazem o diálogo mais aprofundado com os povos originários do Amapá e os descendentes da diáspora africana instalados na região. A música do Caribe e também a influência da Guiana Francesa, tornam esse disco mais dançante. São ritmos como a soca, o cacicó, o zouk, além de elementos do marabaixo e do batuque.”

CHICO LOBO chega em 2023 aos seus 60 anos de vida  e mais de 40 dedicados a viola. E para comemorar essa data tão especial, lança o seu novo álbum Chico Lobo  60 Anos. Para o incansável violeiro, esse novo trabalho é quase uma autobiografia de sonhos, desejos, estradas e sentimentos, que marcam sua vida. Ao passear por ritmos bens regionais, revendo a origem de seu trabalho e também dialogar com a música popular brasileira e o folk, ele nos apresenta a riqueza e a pluralidade de sua obra, tradição e contemporaneidade, que tecem um belíssimo diálogo.

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos ouvir músicas desses dois interessantes trabalhos que tem muitas participações especiais como Caetano Veloso, MPB4, Maria Bethânia e muito mais.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.