O Sul em Cima homenageia Jerônimo Jardim

Compositor de grandes sucessos da MPB e gravado por Elis Regina, Jerônimo Jardim nos deixa aos 78 anos

 11/09/2023 - Publicado há 8 meses
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima homenageia Jerônimo Jardim
/

Jerônimo Osório Moreira Jardim nasceu em Jaguarão, mas cresceu em Bagé (RS). Foi autor de sucessos nacionais como ‘Purpurina’, interpretada  por Lucinha Lins, bela música que venceu em 1981 o festival MPB-Shell e “Moda de Sangue”, de autoria junto a Ivaldo Roque, que se popularizou na voz de Elis Regina. Em 1985, Jerônimo foi responsável por uma das grandes polêmicas da Califórnia da Canção Nativa. Sua música  Astro Haragano foi declarada vencedora do evento, para contrariedade da plateia, que o vaiou. Jardim acabou se retirando dos palcos até meados dos anos 1990, dedicando-se, predominantemente, à publicidade, mas também dando aulas de Direito.

Em uma das vezes que esteve internado  por conta de problemas decorrentes de uma doença autoimune, Jerônimo Jardim escreveu Frestas, um de seus últimos trabalhos. A letra foi enviada à atriz e cantora Simone Rasslan e a Álvaro RosaCosta, que musicaram e lançaram a canção. Frestas foi escrita em junho, mas é só uma de tantas letras que ele concebeu enquanto recebia cuidados no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre. Infelizmente, Jerônimo nos deixou em 3 de agosto de 2023, aos 78 anos. Considerado um dos grandes nomes da música popular do sul do Brasil, Jerônimo Jardim teve obras gravadas por diversos intérpretes. E nessa edição de O Sul em Cima, fizemos uma pequena homenagem a esse grande e querido artista, mostrando um pouco de sua importante obra.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.