O Sul em Cima: Filipe Catto e Ana Frango Elétrico são os destaques dessa edição especial

Talento e diversidade marcam a trajetória das duas artistas

 11/12/2023 - Publicado há 5 meses
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: Filipe Catto e Ana Frango Elétrico são os destaques dessa edição especial
/

Belezas são coisas acesas por dentro, tributo a Gal Costa é o novo trabalho de Filipe Catto, lançado em  26 de setembro, coincidentemente o dia do aniversário de ambas as cantoras. Derivado do show que estreou em maio em unidade do Sesc/SP, o disco Belezas são coisas acesas por dentro é ponto alto na discografia de Catto e honra o legado de Gal. Catto se destaca por trazer à homenagem um diálogo com a própria trajetória por sua sexualidade, sua sensualidade e pela afirmação de seu lugar no mundo. Nascida em Lajeado (RS) em 1987, Filipe se radicou em São Paulo (SP), cidade cosmopolita onde passou por processo de reposicionamento social, corporal e musical. Filipe Catto é uma artista trans não binária, é cantora, compositora, instrumentista, ilustradora e designer. Faz parte de um movimento que tem crescido no ­showbiz brasileiro: a presença da comunidade LGBTQIAP+, que quase sempre une a criação artística à militância.

Ana Frango Elétrico  é o nome artístico de Ana Faria Fainguelernt, nascida no RJ em 1997.  Ana apresenta seu terceiro álbum de estúdio, Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua, em parceria com os selos RISCO (Brasil), Mr Bongo (Inglaterra) e Think! Records (Japão). Me Chama De Gato Que Eu Sou Sua evidencia o amadurecimento técnico e estético da artista. Ana desperta o interesse do exterior por sua música particular, tanto que ela não gosta de se definir pelo que é chamado de “nova MPB”:  “Me identifico com novas proposições estéticas, independentemente da sonoridade. Algo que tem mais a ver com globalidades, estéticas pop mesmo que a música não seja pop”, ela diz.

O Sul em Cima está imperdível e destaca essas duas interessantes artistas e seus trabalhos “Belezas são coisas acesas por dentro” e “Me chama de Gato que Eu Sou Sua”.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.