Momento Sociedade #16: Tese traça paralelos entre organização política de imigrantes bolivianos no Brasil e na Argentina

José Luiz Portella traz, no Momento Sociedade desta semana, teses sobre a organização política dos imigrantes bolivianos da Grande São Paulo e Grande Bueno Aires

 05/11/2019 - Publicado há 4 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #16: Tese traça paralelos entre organização política de imigrantes bolivianos no Brasil e na Argentina
/

O Momento Sociedade desta semana, com o pesquisador José Luiz Portella, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, traça paralelos entre a organização política dos imigrantes bolivianos no Brasil e na Argentina. Para isso, Portella utiliza-se das teses do pesquisador José Guirado Neto, também da FFLCH.

Em seu mestrado, Guirado Neto apura e compara os movimentos sociais formados por imigrante bolivianos ligados ao ramo da costura e residentes na Grande São Paulo, ou Grande Buenos Aires. Portella explica que o foco da tese não está no trabalho de confecção, mas sim na mobilização e organização política desses grupos.

Guirado Neto, em seu doutorado, expõe a presença significativa da participação de donos de microconfecção junto ao imigrantes, isso no Brasil. As pautas giram em torno da luta por direitos humanos e por cidadania, em um processo que o autor denomina Movimento Pró-Imigrante (MPI).

Na Argentina, os grupos estão mobilizados para combater o trabalho escravo, a exploração sexual e o tráfico humano, no chamado Movimento Pró-Trabalho Digno (MPTD). Segundo Portella, as teses alçam a esperança de que “em um mundo de trabalho precário há uma luz de solução na organização política”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.