Manhã com Bach #190: Brasileira integra projeto que “completou” o “Livrinho de Órgão”

Organista Miriam Carpinetti compôs quatro prelúdios para o “Orgelbüchlein Project”, realizado em Londres, em 2016

02/10/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 20/11/2023 as 12:18
Manhã com Bach - USP
/

No Orgelbüchlein (Livrinho de Órgão), Johann Sebastian Bach planejou compor 164 prelúdios corais. Ele chegou a escrever no alto de cada página do caderno de partituras o nome das peças a serem compostas. Entretanto, por motivos desconhecidos, o compositor não concluiu esse trabalho, compondo apenas 46 prelúdios. Em 2016, um projeto realizado em Londres, na Inglaterra, intitulado Orgelbüchlein Project, “completou” o que faltava no Orgelbüchlein. Compositores de vários países criaram os 118 prelúdios restantes. Entre esses compositores está a organista e pianista brasileira Miriam Carpinetti, formada em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Miriam foi a única compositora latino-americana a participar do Orgelbüchlein Project.

Nesta edição, Manhã com Bach conclui a audição de todo o Livrinho de Órgão, de Bach, iniciada no começo do mês. O podcast exibe os seis últimos prelúdios corais dessa obra, que são: Ich ruf zu dir, Herr Jesu Christ, “Eu clamo a ti, Senhor Jesus Cristo” (BWV 639), In dich habe ich gehoffet, Herr, “Em ti eu esperei, Senhor” (BWV 640), Wenn wir in höchsten Nöten sein, “Quando nós estamos em grandes necessidades” (BWV 641), Wer nur den lieben Gott lässt walten, “Quem apenas o amado Deus deixa agir” (BWV 642), Alle Menschen müssen sterben, “Todos os seres humanos vão morrer” (BWV 643) e Ach wie nichtig, ach wie flüchtig, “Ah, que nada, ah, que fugaz” (BWV 644).

Manhã com Bach traz ainda a Suíte Orquestral Número 3 em Ré Maior (BWV 1068) e a cantata Lobe den Herrn, meine Seele, “Louva o Senhor, minha alma” (BWV 69).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.