O Orgelbüchlein, o Livrinho de Órgão, de Johann Sebastian Bach, foi planejado inicialmente para conter 164 prelúdios corais. O compositor chegou a escrever no alto de cada página do volume o nome das peças a serem compostas, na ordem em que seriam executadas no serviço religioso ao longo do ano litúrgico. No entanto, por razões desconhecidas, ele não concluiu esse trabalho, e o Livrinho de Órgão ficou inacabado, com os 46 prelúdios corais hoje conhecidos e com mais de dois terços das folhas em branco.
Essas 46 peças estão sendo apresentadas em Manhã com Bach ao longo deste mês. Nesta edição, o podcast traz os prelúdios corais dedicados ao Ano Novo e à Festa da Purificação de Maria ou Festa da Apresentação de Jesus no Templo. São eles: Helft mir Gotts Güte preisen, “Ajuda-me a louvar a benignidade de Deus” (BWV 613), Das alte Jahre vergangen ist, “O velho ano passou” (BWV 614), In dir ist Freude, “Em ti há alegria” (BWV 615) – os três para o Ano Novo -, Mit Fried und Freud ich fahr dahin, “Com paz e alegria eu parto para lá” (BWV 616), e Herr Gott, nun schleuss den Himmel auf, “Senhor Deus, agora abre o céu” (BWV 617).
O podcast exibe ainda a cantata fúnebre Lass, Fürstin, lass noch einen Strahl, “Deixa, princesa, deixa ainda um raio” (BWV 198), executada pela primeira vez em 17 de outubro de 1727, em Leipzig, durante os funerais de Christiane Eberhardine, Princesa Eleitora da Saxônia e Rainha da Polônia.
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 9 e 10 de setembro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.