Manhã com Bach #1 – Programa conclui audição das sonatas em trio para órgão

Programa apresenta também a cantata “Ihr Tore zu Zion”, “Ó, portões de Sião” (BWV 193)

Por
 17/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 22/09/2020 as 12:07
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #1 - Programa conclui audição das sonatas em trio para órgão
/

Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2020, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), concluiu a audição das seis sonatas em trio para órgão do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Foram exibidas a Sonata em Trio em Dó Maior (BWV 529) e a Sonata em Trio em Sol Maior (BWV 530). As outras quatro peças desse conjunto foram mostradas nos dois programas anteriores.

O programa apresentou também a cantata Ihr Tore zu Zion, “Ó, portões de Sião” (BWV 193). Apresentada pela primeira vez em 25 de agosto de 1727 na cerimônia de posse do conselho municipal de Leipzig – evento que ocorria anualmente -, essa cantata não foi preservada na íntegra. Ela foi reconstruída algumas vezes no século 20 por especialistas na obra de Bach como Ton Koopman, Michael Radulesco e Alan Dergal Rautenberg. A versão ouvida no programa foi feita por Reinhold Kubik, em 1983.

Manhã com Bach é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet (www.jornal.usp.br/radio). E, a partir de agora, você também pode ouvir o programa em seu agregador de podcast favorito.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis na página do Jornal da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.