Live Ciência USP #02 – Rede 5G: Tecnologia e Geopolítica

A rede 5G vai permitir conexão quase instantânea e promete abrir caminho para aplicações que ainda engatinham, como internet das coisas, carro autônomo e cirurgias a distância. Enquanto aguardamos o leilão da rede, que já foi adiado algumas vezes no Brasil, Ciência USP apresenta ao público as possibilidades da tecnologia e os conflitos geopolíticos que ela envolve

Por
 13/08/2020 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Live Ciência USP #02 – Rede 5G: Tecnologia e Geopolítica
/

A rede 5G vai permitir conexão quase instantânea e promete abrir caminho para aplicações que ainda engatinham, como internet das coisas, carro autônomo e cirurgias a distância. E o Brasil, que tem mais celular do que gente, com 225 milhões de aparelhos, é um mercado cobiçado para quem quer vender qualquer serviço de telecomunicação.

A concessão da frequência 5G, porém, colocou o País no centro de uma disputa entre China e Estados Unidos que não é só comercial, mas também geopolítica.

Enquanto aguardamos o leilão da rede 5G, que já foi adiado algumas vezes no Brasil, Ciência USP apresenta ao público as possibilidades dessa tecnologia e os conflitos que ela envolve.

Convidados

Filipe Figueiredo é graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e criador do site e podcast Xadrez Verbal. Colaborou em diversos sites e atualmente é colunista de política internacional na Gazeta do Povo.

Sergio Kofuji é físico e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, atuando principalmente em computação móvel, redes sem fio de alta velocidade, cidades inteligentes e sistemas ciber-físicos.

Apresentação e produção: Luiza Caires
Produção audiovisual: Kleison Paiva
Edição de vídeo: Thales Figueiredo
Edição de áudio: Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.