Fake News Não Pod #77: Faltam evidências científicas sobre a eficácia da ozonioterapia

Lei sancionada pelo governo federal autorizando o uso da ozonioterapia foi criticada por várias entidades médicas

16/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 27/02/2024 as 11:48
Fake News não Pod - USP

O presidente Lula sancionou uma lei que autoriza o uso da ozonioterapia em território nacional. A ozonioterapia poderá ser realizada somente por um profissional de saúde com nível superior e ser aplicada com equipamentos regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ozonioterapia é o tema do Fake News Não Pod desta semana.

Segundo Laura Colete Cunha, a regulamentação da ozonioterapia, por lei, contraria os posicionamentos de diversas entidades médicas do País, devido à falta de evidências científicas para o seu uso terapêutico, como já foi discutido em episódios anteriores deste podcast. O ozônio, diz, é um gás que contém três átomos de oxigênio e na estratosfera nos protege dos raios ultravioleta. “Não se trata de uma substância segura, é um gás tóxico, com ação bactericida, isto é, mata bactérias, porém para esse fim ele deve estar em concentrações muitos maiores que aquelas toleradas pelo homem.”

Laura afirma que muitos estudos sobre a ozonioterapia possuem erros metodológicos  fundamentais, o que os tornam nada confiáveis, ou seja, sem credibilidade científica. “E os perigos da ozonioterapia são reais: em 2019 um trabalhador perdeu uma das pernas após se submeter a um tratamento experimental de ozonioterapia a fim de conter uma infecção óssea. Portanto, desconfie dos tratamentos que se dizem milagrosos e busque informações em fontes confiáveis.”

Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha