Fake News Não Pod #69: Reflexologia funciona?

Segundo estudo publicado em revista médica da Austrália, a reflexologia não demonstra de forma eficaz um tratamento para qualquer condição médica

 26/04/2023 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/08/2023 às 17:14
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #69: Reflexologia funciona?
/

A reflexologia é um sistema antigo de diagnóstico e tratamento originado na China e na Índia há mais de 3 mil anos antes de Cristo, e é o tema do podcast Fake News Não Pod desta semana. Como uma técnica de massagem, a reflexologia aplica pressão em pontos específicos dos pés que correspondem a órgãos e outras áreas do corpo, com a premissa de tratar problemas de saúde, desde apendicite até insônia.

Com base em uma revisão sistemática de estudos clínicos randomizados e controlados sobre a reflexologia, publicada em uma revista médica da Austrália, a melhor evidência disponível até o momento não demonstra de forma convincente que a reflexologia é um tratamento eficaz para qualquer condição médica.

Uma revisão sistemática é amplamente reconhecida como uma fonte confiável de evidências para orientar a prática clínica. O objetivo primordial de uma revisão sistemática é fornecer um resumo detalhado de todas as pesquisas primárias disponíveis em resposta a uma questão particular, utilizando métodos rigorosos para minimizar enviesamentos. Essas revisões são um importante meio para sintetizar o conhecimento e identificar lacunas na pesquisa existente.

A reflexologia carece de comprovação científica acerca de sua eficácia e segurança. Desse modo, busque sempre médicos que façam terapias com base em evidências científicas, desconfie de curas milagrosas e das ditas “terapias alternativas”.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.