Fake News Não Pod #34: Vacinados contra a covid-19 podem, sim, doar sangue

A única recomendação é dar um intervalo entre a vacina e a doação, que para a Coronavac é de dois dias após cada dose, para a AstraZeneca e Pfizer a espera é de sete dias após cada dose, e Janssen, sete dias após a dose única

 07/10/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #34: Vacinados contra a covid-19 podem, sim, doar sangue
/

Circulam nas redes sociais alegações que afirmam que quem foi vacinado contra a covid-19 não poderia doar sangue, e que tal proibição chegou a ser feita, inclusive, pela Cruz Vermelha dos Estados Unidos, pois a vacina  “destruiria os anticorpos naturais”. Contudo, são fake news. 

O próprio site da Cruz Vermelha afirma que os vacinados podem doar sangue, contanto que não apresentem sintomas. Caso o doador tenha recebido uma vacina de vírus vivo atenuado ele poderá doar após duas semanas da vacina. Em outros países, como na Austrália, há um tempo de espera para que se possa doar sangue após a vacina, e isso é feito para garantir que o paciente receptor não tenha efeito colateral.

A afirmação de que a vacina destrói os anticorpos naturais não apresenta nenhum fundamento, é nem sentido. A vacina, na realidade, ajuda o sistema imunológico a construir uma resposta imune, contra um patógeno, de modo seguro. 

No Brasil também temos um tempo de espera para efetuar a doação de sangue a depender da vacina. Para a vacina Coronavac é necessário esperar dois dias após cada dose, para a AstraZeneca e Pfizer a espera é de sete dias após cada dose, e Janssen, sete dias após a dose única. 

Não deixe de doar sangue, durante a pandemia muitos bancos de sangue tiveram uma queda em seus armamentos. Doe sangue, salve vidas.  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.