![Saúde sem complicações - USP Saúde sem complicações - USP](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/10/podcast_subcanal_saude_sem_complicacoes-150x150.jpg)
O Saúde sem Complicações desta semana conversa com a professora Luciana Martins de Carvalho sobre doenças reumáticas na infância. Luciana é médica especialista em pediatria, com habilitação em reumatologia pediátrica, e professora colaboradora da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) do Serviço de Reumatologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
Segundo a professora, as doenças reumáticas fazem parte de um grande grupo e, geralmente, são autoimunes, ou seja, o próprio organismo reage contra elas, causando várias manifestações. “São reações exageradas no organismo contra diversas situações que acontecem em pacientes geneticamente predispostos”, afirma. Luciana fala ainda que essa condição em crianças é pouco conhecida, o que dificulta a rapidez no diagnóstico.
Os sintomas dessas doenças variam de acordo com a idade da criança. A manifestação mais comum para identificação do quadro é a mudança de comportamento, “pois a criança fica menos ativa, mais irritada, incomodada, com maior dificuldade na movimentação e demonstra alteração no desenvolvimento”, informa a médica.
Luciana cita ainda outros exemplos de sintomas, como febre não explicada, lesões de pele e perda de peso. “Essas crianças começam a apresentar múltiplos sintomas que não melhoram com antibiótico e com tratamentos para infecções virais”, alerta.
Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde sem complicações