Saúde Sem Complicações #5: Doenças reumatológicas podem afetar crianças

Por ainda serem pouco conhecidas em crianças, o diagnóstico não é feito com rapidez

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=292686

Saúde Sem Complicações #5: Doenças reumatológicas podem afetar crianças
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 30:42
 
1X
 

O Saúde sem Complicações desta semana conversa com a professora Luciana Martins de Carvalho sobre doenças reumáticas na infância. Luciana é médica especialista em pediatria, com habilitação em reumatologia pediátrica, e professora colaboradora da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) do Serviço de Reumatologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. 

Segundo a professora, as doenças reumáticas fazem parte de um grande grupo e, geralmente, são autoimunes, ou seja, o próprio organismo reage contra elas, causando várias manifestações. “São reações exageradas no organismo contra diversas situações que acontecem em pacientes geneticamente predispostos”, afirma. Luciana fala ainda que essa condição em crianças é pouco conhecida, o que dificulta a rapidez no diagnóstico. 

Os sintomas dessas doenças variam de acordo com a idade da criança. A manifestação mais comum para identificação do quadro é a mudança de comportamento, “pois a criança fica menos ativa, mais irritada, incomodada, com maior dificuldade na movimentação e demonstra alteração no desenvolvimento”, informa a médica. 

Luciana cita ainda outros exemplos de sintomas, como febre não explicada, lesões de pele e perda de peso. “Essas crianças começam a apresentar múltiplos sintomas que não melhoram com antibiótico e com tratamentos para infecções virais”, alerta.  

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde sem complicações


Saúde sem complicações

Apresentação: Mel Vieira
Coordenação: Rosemeire Talamone
Produção: Mel Vieira e Maju Petroni
Edição Geral: Cinderela Caldeira
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.