De Papo Pro Ar #99: O poeta e músico Reynaldo Bessa lança o single “Lira Especial”

No novo trabalho, utiliza a metalinguagem para destacar a sua trajetória, desde menino, no pensar e no fazer poesia

 30/08/2023 - Publicado há 8 meses
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #99: O poeta e músico Reynaldo Bessa lança o single "Lira Especial"
/

O músico potiguar Reynaldo Bessa fala sobre seu novo trabalho, Lira Espacial, no podcast De Papo Pro Ar.  No novo single, o poeta e músico opta pela metalinguagem para destacar a sua trajetória, desde menino, no pensar e no fazer poesia. Para construir a letra-poema, manteve em mente o ziguezaguear da velha máquina Singer que sua mãe usava para fazer e remendar as roupas sob encomenda, como ele conta.

Lira Espacial é uma canção-xote, em que Bessa toca seu violão de forma diferenciada. Dessa vez, utilizou-se apenas dos bordões em detrimento das primas, para resultar numa estrutura melódica mais intimista – por ser mais grave – e principalmente, segundo o artista, para remeter ao som e a marcação de um trem partindo e, nele, levando o menino que um dia o artista fora.

Neste novo trabalho, Bessa conta com o suporte do renomado músico Gabriel Levy, no acordeon, e arranjos do músico e arranjador Caio Zan.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 25 de agosto de 2023. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.