De Papo Pro Ar #95: O cantor e instrumentista Roberto Seresteiro resgata “Novos Rumos”

Também professor, pesquisador e historiador, traz de volta composição de 1958 em single gravado com arranjo de Lucas Arantes

 05/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 19/07/2023 as 9:25
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #95: O cantor e instrumentista Roberto Seresteiro resgata "Novos Rumos"
/
O podcast De Papo Pro Ar traz uma entrevista com o cantor, instrumentista, professor e historiador Roberto Seresteiro, que acaba de fazer um registro fonográfico de Novos Rumos, composição de Orlando Porto e Rochinha, apresentada em 1958 na voz do cantor carioca Silvio Caldas (1908 – 1998) em disco de 78 rotações.
Nascido em Piracicaba, o cantor começou a se interessar pela música desde criança incentivado pelo avô o colecionador de discos e livros Amando Saglietti, que lhe incutiu o gosto pela música popular brasileira, em especial da chamada “Época de Ouro”. Ainda na adolescência começou a frequentar rodas de choro e a ter contato com músicos e cantores da região. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, e passou a trabalhar como editor de notícias e redator da Agenda do Samba e Choro. É também pesquisador de Música Popular, ministrando palestras sobre o tema. Desde 2010, tornou-se professor da Faculdade Unisantanna e na PUC-SP.
Iniciou a carreira artística aos 19 anos, em 2003, apresentando-se no evento mensal “Noite de Seresta”, promovido pela Prefeitura de Piracicaba, com um repertório formado principalmente por gêneros tradicionais da música popular brasileira como valsa, modinha, choro, samba, samba-canção e samba-de-breque. Seu estilo de cantar, somado ao repertório que remete a cantores de épocas passadas, foi o que lhe valeu o apelido de “Seresteiro”.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 30 de junho de 2023. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.