Curioso por Ciência #49: Implementação de ambulatório multidisciplinar revoluciona cuidados com feridas crônicas

Pesquisa ressalta o papel desse modelo no cuidado integral de feridas crônicas, além de incentivar outras cidades a adotarem abordagens semelhantes

 Publicado: 02/12/2024 às 10:43
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #49: Implementação de ambulatório multidisciplinar revoluciona cuidados com feridas crônicas
/

No podcast Curioso por Ciência desta edição, Malu Villela traz uma pesquisa que analisou o impacto de um ambulatório multidisciplinar de feridas crônicas implementado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Esse serviço reúne profissionais de diferentes áreas, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas, para tratar pacientes fora do ambiente hospitalar, promovendo economia de recursos no SUS.

Feridas crônicas, como úlceras venosas, são comuns em pessoas acima de 50 anos e frequentemente associadas a condições como diabete e hipertensão. No primeiro ano, o ambulatório atendeu 137 pacientes. Entre os resultados, destaca-se que 12% das feridas não cicatrizaram, mostrando a complexidade desses casos, mas o serviço conseguiu evitar complicações graves, com 16% dos pacientes críticos encaminhados para emergências.

A pesquisa ressalta o papel desse modelo no cuidado integral de feridas crônicas, além de incentivar outras cidades a adotarem abordagens semelhantes. Também aponta a necessidade de melhorar a adesão ao tratamento e investir em profissionais qualificados para ampliar os benefícios.

A pesquisa, intitulada Implementação e avaliação com indicadores assistenciais das ações de ambulatório multidisciplinar para abordagem integral de pacientes com feridas crônicas, foi defendida por Heitor Fernandes Amorim em 2022, no Programa de Pós-Graduação de Gestão de Organizações de Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com orientação do professor Altacilio Aparecido Nunes.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.