Curioso por Ciência #12: Variante genética pode ser o diferencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

A presença de uma variante genética específica no gene KMT2C apareceu em 68 dos 70 pacientes com câncer de próstata estudados

18/03/2024 - Publicado há 2 meses
Curioso por Ciência - USP

Esta semana, no Curioso por Ciência, Eduardo Nazaré traz uma pesquisa que identificou uma variante genética específica em homens com câncer de próstata, um diferencial importante para o diagnóstico da doença em fase inicial. Câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente em homens; embora a incidência aumente com a idade, casos em homens jovens têm se tornado mais comuns.

O estudo de Karoline Brito Caetano Andrade Coelho sequenciou uma fração do genoma humano, que codifica os genes em pacientes diagnosticados com câncer de próstata até os 55 anos e após os 60 anos. Foram incluídas amostras de sangue de 18 pacientes no grupo jovem, com idade até 55 anos, e 53 pacientes no grupo de idosos, com idade superior a 60 anos. Esses pacientes foram diagnosticados com câncer de próstata e ainda não haviam iniciado tratamento.

Nos dois grupos foram encontradas duas alterações do material genético que podem estar associadas à doença. A novidade foi a presença de uma variante genética específica no gene KMT2C, que apareceu em 68 dos 70 pacientes, sendo classificada como um diferencial importante para o diagnóstico da doença em fase inicial.

O estudo de mestrado Investigação de biomarcadores genéticos diferenciais do câncer de próstata de início precoce e tardio, orientado pela professora Dalila Lucíola Zanette, foi defendido em 2023, no programa de pós-graduação em Clínica Cirurgia da FMRP.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.