Curioso por Ciência #10: Estudo contribui para o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer

Os resultados são do doutorado de Raquel Maria de Campos no programa de pós-graduação em Bioquímica da FMRP

 04/03/2024 - Publicado há 2 meses
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #10: Estudo contribui para o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer
/

No episódio desta semana do Curioso por Ciência, o apresentador Eduardo Nazaré traz resultados da pesquisa de Raquel Maria de Campos do Programa de Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que revelou informações detalhadas sobre as formas específicas e prejudiciais das proteínas beta-amiloide e a Tau, responsáveis pela perda da ligação entre os neurônios na Doença de Alzheimer.

No trabalho foi investigada a estabilidade da proteína Tau no cérebro de diferentes modelos animais. Os pesquisadores também desenvolveram ensaio utilizando um anticorpo para detecção de compostos tóxicos ao sistema nervoso central, responsável por receber e processar informações do corpo. “Os resultados apontam que esse anticorpo é uma ótima ferramenta para o isolamento e detecção de grupos de substâncias relevantes para Doença de Alzheimer, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias para um diagnóstico mais sensível que poderá auxiliar na descoberta precoce da doença.”

A pesquisa de doutorado, Novas abordagens para detecção e caracterização bioquímica dos principais biomarcadores da doença de Alzheimer, foi defendida em 2023 e orientada pelo professor Adriano Silva Sebollela.

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.