Brasil Latino: Wagner Tadeu Iglesias e Agnaldo Valentin e o funcionamento do Estado

Para pesquisadores do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, críticas contra a gestão pública esbarram na falta de conhecimento da importância das instâncias de governo como instrumentos de inclusão social

Por
 18/09/2020 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Wagner Tadeu Iglesias e Agnaldo Valentin e o funcionamento do Estado
/

A gestão pública tem sido alvo de várias críticas por não garantir a efetividade das políticas nas diferentes áreas da sociedade como educação, saúde, segurança pública e assistência social. O cenário não é somente brasileiro, mas atinge muitos países latino-americanos. Para tratar do tema, esta edição do Brasil Latino conversa com os professores Wagner Tadeu Iglesias e Agnaldo Valentin, ambos do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Para os pesquisadores, as críticas são, em sua maioria, injustas, baseadas no senso comum difundido pela mídia que atribui aos governos todos os males existentes na sociedade, desconsiderando o contexto histórico no qual o Estado está inserido e para quais forças ele trabalha. Essas críticas desconhecem os mecanismos de funcionamento do Estado e de suas instâncias de governo, o que provoca desinformação e, em alguma medida, desalento social – daí a importância de cursos como o de Gestão de Políticas Públicas da EACH.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.