
A mudança do clima tem ganhado espaço na opinião pública pelos eventos adversos que estão ocorrendo em diversas partes do mundo, em especial na Amazônia. Recentemente, em Belém do Pará, representantes dos nove países que formam a região se encontraram para debater soluções que, ao mesmo tempo, preservem a floresta e combatam a desigualdade social. Por isso mesmo, fica a pergunta: até que ponto a mudança climática também não é social a partir do momento que o capitalismo se impõe como sistema e o antropoceno se torna um “capitaloceno”?
É preciso pensar “fora da caixinha” para que desenvolvimento e sustentabilidade sejam encarados como um só problema global, que pertence a todos os seres humanos e aos estados-nação.
Estes e outros assuntos são debatidos no Brasil Latino na entrevista com o professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), Stelio Marras.
Brasil Latino
O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.