Brasil Latino: Fernanda Magnotta e as eleições presidenciais nos EUA

Em 3 de novembro, os norte-americanos vão escolher o novo presidente entre duas narrativas diferentes que hoje polarizam o mundo

Por
 28/09/2020 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Fernanda Magnotta e as eleições presidenciais nos EUA
/

A proximidade das eleições presidenciais norte-americanas está provocando um interesse cada vez maior em vários países, especialmente no Brasil, onde Jair Bolsonaro aposta todas as suas fichas numa aliança com Donald Trump. Se Trump perder, Bolsonaro perde. Isso porque a opção brasileira não é com uma política de Estado, mas com uma política de governo, portanto transitória.

Quem faz o alerta é a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Fernanda Magnotta. Ela é especialista em política dos Estados Unidos e tem acompanhado os últimos processos eleitorais. Também é autora do livro As ideias importam: o excepcionalismo norte-americano no alvorecer da superpotência.

Fernanda é a entrevistada desta edição do Brasil Latino. Para ela, no quadro atual, o candidato democrata Joe Biden leva vantagem porque está passando uma mensagem de centro que busca atrair os eleitores desiludidos com Trump. A indicação da senadora da Califórnia, Kamala Harris, como vice na chapa de Biden mirou o eleitorado mais progressista, que nas prévias se inclinava por Bernie Sanders.

Mas nada está definido. A votação pelo correio é um tema em disputa e a própria presença do eleitor no dia da votação é uma incógnita, já que o voto nos Estados Unidos não é obrigatório.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.