Brasil Latino: Alexandre Barbosa e o jornalismo decolonial

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP lança livro sobre critérios de noticiabilidade da imprensa para falar da América Latina

05/09/2023 - Publicado há 8 meses
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Alexandre Barbosa e o jornalismo decolonial
/

O que pode ser notícia? Em qualquer redação a resposta é a mesma: o que é relevante para o público. Mas, quem define o que é relevante ou não? E quando se trata da América Latina, quais são os critérios que definem o que pode ser notícia ou não?

Exatamente para fazer a crítica da forma de atuar da chamada indústria jornalística e colocar o continente latino-americano na esfera de um protagonismo que alcance a sua riqueza política, econômica e cultural é que o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Alexandre Barbosa, está lançando o livro “Por uma teoria latino-americana e decolonial de Jornalismo”.

Este livro é fruto das pesquisas de pós-doutorado em conjunto com os resultados do doutorado e do mestrado feitos na USP que analisaram os fatores que excluem a América Latina como categoria de seleção e construção de notícias.

A proposta é atualizar os estudos sobre os critérios de noticiabilidade, um dos pontos centrais da Teoria do Jornalismo, a partir do olhar latino-americano e da análise decolonial. O professor sustenta que a América Latina existe e pode ser considerada relevante, tanto para a imprensa das classes populares, como para a indústria jornalística.

O livro traz a definição de América Latina a partir de conceitos decoloniais que entendem que são latino-americanas as nações com as mesmas características históricas, econômicas e geopolíticas. Em seguida, também à luz dos estudos decoloniais, apresenta a Teoria Latino-americana e Decolonial do Jornalismo como guia de análise da comunicação jornalística feita na América Latina.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.