Ambiente é o meio #99: Cenário econômico e falta de fiscalização influenciam desmatamento do Cerrado

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais destaca urgência por uma fiscalização mais eficaz para garantir a sustentabilidade da agricultura no Cerrado

 06/09/2023 - Publicado há 8 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio #99: Cenário econômico e falta de fiscalização influenciam desmatamento do Cerrado
/

O Ambiente é o Meio desta semana entrevista Michel Chaves, geógrafo e pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Doutor em Engenharia Agrícola especializado em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas, Chaves denunciou o desmatamento no Cerrado, principalmente, relacionado ao contexto de recuperação econômica pós-pandemia no Brasil. 

Durante suas pesquisas, conta Chaves, notou a deterioração da vegetação natural à medida que as áreas agrícolas se expandiram, enquanto monitorava o desenvolvimento agrícola no bioma em projeto de pesquisa para o INPE. O geógrafo argumenta que as funções ambientais, econômicas e sociais do Cerrado são igualmente cruciais em relação à Amazônia e, portanto, demandam uma atenção ampliada.

Chaves observa que o desmatamento no Cerrado é causado principalmente por grandes produtores. Nos últimos anos, cerca de 75% do desmatamento se concentrou no Cinturão Agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), região onde atores do agronegócio desempenham um papel significativo. Embora a monocultura possa gerar benefícios imediatos em termos de PIB e números, ele questiona a sustentabilidade a longo prazo. 

Por fim, a atual situação econômica do Brasil requer uma política direcionada para a conservação e o fornecimento de recursos ecossistêmicos, afirma, incorporando aspectos ambientais e sociais na gestão do Cerrado. Ele ressalta que o País possui um vasto conjunto de dados e informações, incluindo sensoriamento remoto, cadastros ambientais rurais e imagens de satélite, que podem ser interconectados para melhorar o monitoramento ambiental. 


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.