Ambiente é o Meio #94: Riscos de extinção das abelhas vão além da produção de alimentos

Pesquisadora fala sobre os desequilíbrios ambientais causados pelo homem na vida de insetos polinizadores

02/08/2023 - Publicado há 9 meses
Ambiente é o meio - USP

O Ambiente é o Meio desta semana entrevista a bióloga e pesquisadora Vinina Silva Ferreira sobre sua experiência com os insetos polinizadores e, em especial, as abelhas. Vinina é professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bahia, e integra um consórcio internacional de pesquisadores que trabalham para melhorar a sustentabilidade da produção intensiva de frutas no Brasil.

Segundo a pesquisadora, as abelhas são os principais agentes polinizadores, pois são responsáveis diretamente pela produção de comida como as frutas e legumes. Diz que, mesmo para aquelas plantas que não dependem da polinização, as abelhas contribuem para a “polinização cruzada”, favorecendo alimentos maiores e de melhor qualidade.

Ao falar sobre os riscos de extinção desses insetos, a pesquisadora chama a atenção para as queimadas, o desmatamento e o uso de agrotóxicos nas lavouras. Estes últimos, alerta, causam danos neurológicos às abelhas, que se esquecem dos caminhos que as levam de volta aos ninhos e colmeias.

Alerta ainda que não somente a produção de alimentos fica comprometida com a falta de abelhas, mas o meio ambiente como um todo é afetado, já que desempenham funções específicas que não podem ser reproduzidas tão facilmente pela ação humana. “Grupos de abelhas determinam consequentemente a perda de outros grupos de plantas e outros animais que dependem das plantas”, complementa.

Por fim, Vinina conta um pouco sobre o projeto que desenvolve atualmente, reunindo pesquisadores de diversos centros que trabalham com insetos, com o objetivo de produzir novos conhecimentos e compartilhá-los com o maior número de pessoas.

Ambiente é o Meio