“Vivemos um abismo digital na educação pública”, afirmou diretora da Faculdade de Educação

A diretora Carlota Boto e o vice-diretor Valdir Barzotto tomaram posse, oficialmente, no dia 6 de julho

07/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/07/2022 as 18:07
A cerimônia de posse foi realizada no dia 6 de julho, no auditório da Faculdade de Educação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Carlota Boto e Valdir Heitor Barzotto tomaram posse, respectivamente, como a nova diretora e o novo vice-diretor da Faculdade de Educação (FE). A cerimônia foi realizada na quarta-feira, dia 6 de julho, no auditório da faculdade.

Na solenidade, a diretora falou sobre a história da Faculdade de Educação, sua importância para a formação do futuro do País e as dificuldades causadas pela pandemia da covid-19 e pela política do atual governo federal na área da Educação.

Segundo Carlota, “vivemos hoje, do ponto de vista da educação pública, um verdadeiro abismo digital. A pandemia demostrou que presenciamos um impasse em virtude daquilo que é efetivamente um dado. Para alguns alunos das escolas públicas e mesmo das universidades que não têm sequer acesso à internet de banda larga, muitas vezes, parece inviabilizada a própria mobilização dos recursos do ensino remoto que foram tão necessários nesse tempo de pandemia para dar sequência ao ensino”.

“O que fazer com os alunos que não possuem condições objetivas de acompanhar o que vem sendo lecionado? Se não olharmos para eles, corremos o risco de favorecer uma segregação social que é, sob todos os aspectos, inadmissível. Precisamos chegar a esses alunos”, defendeu a diretora.

Prestigiaram a cerimônia a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; o ex-diretor Marcos Garcia Neira; o ex-vice-diretor, Vinicio de Macedo Santos; a secretária-geral Marina Helena Cury Gallottini; além de dirigentes, representantes de entidades da área de educação e da comunidade da faculdade.

A secretária-geral Maria Helena Cury Gallottini (em pé), a diretora Carlota Boto e o vice-diretor Valdir Heitor Barzotto – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Defesa da educação

Em seu discurso, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior descreveu a Faculdade de Educação como uma unidade com uma postura firme, sempre em defesa da educação, e reforçou que uma das preocupações da atual gestão é, justamente, com os cursos de licenciatura.

“Assumir a direção de uma instituição de educação no Brasil é um desafio enorme. A atividade de extensão na Faculdade de Educação é muito maior do que nas outras unidades da USP, porque vocês precisam lidar com o sistema educacional público e privado brasileiro, procurando melhorar esse sistema a partir de ações desenvolvidas aqui”, comentou o reitor.

Carlotti também ressaltou a importância da permanência estudantil e das iniciativas voltadas para a inclusão e o pertencimento. “É um desafio enorme que precisa ser enfrentado. Se não tivermos o respeito ao sistema educacional, desde o fundamental até o superior, nós não vamos mudar como uma nação e continuaremos sempre tentando resolver esses problemas, sem conseguir subir de nível em termos de qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

Quem são

Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto é professora titular do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Formou-se pela USP em Pedagogia e em História e obteve os títulos de mestre em História e Filosofia da Educação, pela FE, e de doutora em História Social, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Foi docente de História da Educação na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp – Campus de Araraquara (de 1987 a 2001) e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (de 1999 a 2001).

O vice-diretor Valdir Heitor Barzotto é docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, possui mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Universidade Paris 8. Leciona e desenvolve pesquisas em áreas como metodologia do ensino de Português e de Linguística, alfabetização e leitura e produção de textos.

A seguir, assista à íntegra da cerimônia de posse dos novos diretores da Faculdade de Educação.