Vai ter Menina na Ciência incentiva meninas a se tornarem cientistas

A terceira edição do evento foi realizada no formato virtual e contou com a participação de 380 meninas do ensino fundamental e médio

06/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/12/2021 as 17:25
Pelo segundo ano consecutivo, o evento Vai ter Menina na Ciência acontece no formato on-line – Foto: Reprodução

Nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro aconteceu a terceira edição do projeto Vai ter Menina na Ciência, que incentiva meninas a conhecerem as carreiras profissionais relacionadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Pelo segundo ano consecutivo, em decorrência da pandemia da covid-19, o evento teve de ser realizado no formato on-line.

“O projeto Vai ter Menina na Ciência tem o objetivo de realizar ações para mostrar às alunas do ensino fundamental e médio como são as carreiras científicas, por meio do olhar e das experiências das próprias cientistas. Assim, as meninas podem, de uma forma mais concreta, encontrar identificação, representatividade, e entender que estudar e produzir ciência são caminhos possíveis para as suas escolhas profissionais”, explicou a professora Rosana Retsos Signorelli Vargas, uma das coordenadoras da iniciativa.

Totalmente gratuita, a programação ofereceu diversas palestras e atividades que mostraram um pouco do cotidiano de uma cientista. Quase 380 meninas participaram desta terceira edição do evento.

“Temos mulheres atuando na ciência desde o século 19, mas ainda existe preconceito e temos de continuar batalhando para alcançar um equilíbrio de gênero na ciência. Para a USP, o importante é atrair os grandes talentos que possam se dedicar à ciência, independentemente do gênero ou condição socioeconômica. O preconceito à participação das mulheres, especialmente nas ciências duras, faz que estejamos perdendo várias Marie Curie. Por isso é fundamental mostrar às meninas que a ciência é uma vocação”, afirmou o reitor Vahan Agopyan na abertura do Vai ter Menina na Ciência 2021, realizada no dia 27 de novembro.

A cerimônia também contou com a participação das coordenadoras do projeto, Káthia Maria Honório, Rosana Retsos Signorelli Vargas e Rosely Aparecida Liguori Imbernon; do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; da coordenadora do Escritório USP Mulheres, Adriana Alves; da diretora da EACH, Monica Yassuda; da vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EACH, Cynthia Correa; do presidente da Comissão de Pesquisa, Marcelo Nolasco; da presidente da Comissão de Pós-Graduação, Fátima Nunes; e do presidente da Comissão de Graduação, Tiago Francoy.

Vai ter Menina na Ciência

Promovido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, o projeto Vai ter Menina na Ciência oferece palestras e atividades que apresentam a carreira científica para alunas do 8º ou 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

A primeira edição do evento aconteceu em 2019, na EACH, e ofereceu 40 vagas para meninas e ensino público e particular. No ano seguinte, o evento foi realizado de forma remota e teve a participação de 481 meninas.