USP assina convênio acadêmico com a Universidade de Yerevan

Acordo prevê intercâmbio de estudantes e pesquisadores, desenvolvimento de pesquisas e promoção de cursos e disciplinas compartilhados

03/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:45
O reitor da YSU, Gegham Gevorgyan (à esquerda), e o reitor da USP, Vahan Agopyan, assinam o documento – Foto: Divulgação

A USP e a Universidade Estadual de Yerevan (YSU, na sigla em inglês) celebraram um convênio de cooperação acadêmica para o intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação e pesquisadores, desenvolvimento de pesquisas e promoção de cursos e disciplinas compartilhados.

A cerimônia de assinatura foi realizada no dia 27 de setembro durante os eventos de comemoração do centenário da instituição, localizada na cidade de Yerevan, capital da Armênia.

“O convênio trará benefícios diretos e imediatos para a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), que mantém o curso de Letras com habilitação em Armênio, mas também abre oportunidades para que outras unidades da USP possam atuar conjuntamente com Yerevan, principalmente nas áreas de ciências exatas e matemática”, considera o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Além da assinatura do documento e da participação nas festividades, Agopyan foi convidado para proferir uma palestra sobre o ensino superior no século 21. “A USP tem investido no estreitamento de suas relações com instituições de países em desenvolvimento”, afirma.

A Universidade Estadual de Yerevan possui cerca de 20 mil estudantes, distribuídos em 19 faculdades que oferecem cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas.

A Universidade Estadual de Yerevan possui cerca de 20 mil estudantes – Foto: Wikimedia Commons