Reitoria lamenta o falecimento do presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, José Gregori

O jurista, formado pela Faculdade de Direito da USP, possui longa história na defesa da cidadania, dos direitos humanos e da democracia

 03/09/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 05/09/2023 as 14:04
José Gregori presidia a Comissão de Direitos Humanos da USP desde 2010 – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Reitoria lamenta, com pesar, o falecimento do jurista José Gregori, aos 92 anos, ocorrido hoje, dia 3 de setembro, em São Paulo.

Gregori foi ministro da Justiça e secretário Nacional dos Direitos Humanos do Brasil. Foi o principal responsável pela elaboração da Lei 9.140/95, que reconhece como mortas as pessoas até então dadas como desaparecidas durante a ditadura no Brasil. Foi embaixador do Brasil em Portugal. Também foi membro da Comissão Arns, grupo criado em 2019 para monitorar violações de direitos humanos. Desde 2010, Gregori presidia a Comissão de Direitos Humanos da USP, instância ligada à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.

Formado pela Faculdade de Direito (FD) da USP, o jurista possui longa história na defesa da cidadania, dos direitos humanos e da democracia. Foi signatário da “Carta ao Brasileiros”, de 1977, e uniu forças em prol da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre”, que foi lida no Pátio das Arcadas, em 11 de agosto do ano passado. Em vídeo gravado pela FD, Gregori destacou os dois momentos históricos, acentuando que não pode haver estado democrático de direito que não respeite os direitos humanos.

Neste momento de consternação, a Universidade presta condolências à família e aos amigos de José Gregori.

O velório será realizado nesta segunda-feira, dia 4, das 8h às 14h, na Funeral Home (Rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista, em São Paulo).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.