Reitoria e representantes dos estudantes dialogam sobre reivindicações em reunião

28/09/2023 - Publicado há 7 meses

No dia de hoje, 28 de setembro, a Reitoria recebeu uma comissão de 11 estudantes, representantes de entidades estudantis de Escolas e Faculdades da USP, para dialogar sobre as reivindicações. A conversa transcorreu em um ambiente de respeito e se estendeu por quase duas horas.

Na abertura do encontro, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, ao saudar as pessoas presentes, reafirmou “a disposição da Reitoria para o diálogo”. Segundo ela, “a Universidade parada não é bom para ninguém, principalmente em momentos sensíveis como este”.

Ela, então, passou a palavra para o professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) Ruy Braga, assessor da Vice-Reitoria e coordenador da mesa de negociação, que explicou que as conversações seguirão a metodologia baseada na boa-fé. “Nossa proposta é apostar no caminho da negociação e da conciliação”, afirmou.

A partir daí, o grupo estudantil apresentou 12 reivindicações, distribuídas em cinco eixos: contratação de docentes; permanência; Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); acesso indígena à USP; e democracia universitária.

A contratação de docentes, primeiro ponto da pauta, já começou a ser debatida na mesa, mas ainda não há conclusão. Uma nova reunião ficou marcada para a próxima quarta-feira, dia 4 de outubro.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado; a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lanna; o coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas; o professor da EACH, Fernando Coelho; e o superintendente de Comunicação Social da USP e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Eugênio Bucci.

Pelo lado dos estudantes, estiveram presentes Davi Barbosa (DCE Livre da USP), Giovani Paiva (Levante Indígena na USP), Amanda Coelho Marzall (Caell Letras), Giulia Baffini Santana (Dama EACH), Vítor Craveiro Fusco (CABIO-SPHN Biologia), Julio José (CAHS EACH), Ana Luiza Tiemy Kanashiro (Fofito XXI de Junho), Manuela de Morais Ramos (CA XI de Agosto), Danielly Milena Oliveira (Calc ECA), Maria Sofia Garcia Roche (CeUPES Ciências Sociais) e Denis Piton Nogueira Junior (Cefisma Física).