Novo diretor e nova vice-diretora do Instituto de Física de São Carlos tomam posse no dia 4 de abril

Serão empossados os professores Osvaldo Novais de Oliveira Junior, como novo diretor; e Ana Paula Ulian de Araújo, como nova vice-diretora

30/03/2022 - Publicado há 2 anos
Fachada do prédio do Instituto de Física de São Carlos – Foto: Banco de Imagens/USP

No próximo dia 4 de abril (segunda-feira), às 10h, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) promove a cerimônia de posse de seus novos dirigentes: Osvaldo Novais de Oliveira Junior, como novo diretor; e Ana Paula Ulian de Araújo, como nova vice-diretora.

A cerimônia será realizada no Auditório Sérgio Mascarenhas (Avenida Trabalhador São-Carlense, nº 400, no campus de São Carlos), mas devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, o acesso ao local será limitado. O evento terá transmissão pelo Canal do IFSC no YouTube.

Osvaldo Novais de Oliveira Junior é físico de formação, tendo concluído o Doutorado na University of Wales, Bangor, no Reino Unido. É Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com dois prêmios de inovação tecnológica e que integrou o processador de texto Word for Windows por vários anos. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados e processamento de línguas naturais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e é o vice-presidente da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da América Latina.

Ana Paula Ulian de Araújo é graduada em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia e Recursos Naturais e doutora em Ciências, todos pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar), e livre-docente pelo IFSC. Realizou pós-doutoramento no Plant Science Department, na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.  É professora associada 3 no Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar do IFSC. Atua na área de biologia molecular e estrutural, com ênfase em expressão heteróloga de proteínas e complexos, visando aos estudos biofísicos e estruturais.