Conselho Universitário endossa nota da Reitoria sobre caso ocorrido na FFLCH

Na mesma sessão, foi aprovado o endosso à manifestação da Congregação do IP sobre a lei que dá nome do ex-secretário da ditadura militar, Erasmo Dias

22/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 24/08/2023 as 18:53

O Conselho Universitário aprovou, em sessão realizada em 22 de agosto, o endosso à nota da Reitoria a respeito do caso ocorrido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no último dia 17. Na ocasião, um grupo externo à Universidade ameaçou estudantes com uma arma, dentro do campus da USP, em São Paulo.

A proposição do endosso foi feita pela diretora do Instituto de Psicologia (IP), Ana Maria Loffredo, e aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Leia, a seguir, à íntegra do comunicado, divulgado no dia 18 de agosto.

Nota da Reitoria

A Universidade de São Paulo (USP) repudia veementemente a ação de um grupo externo à Universidade que ameaçou, com uma arma, estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), dentro do campus da USP, em São Paulo. O indivíduo armado foi identificado e encaminhado ao 93º DP pela Polícia Militar, onde a ocorrência foi registrada.

Esse tipo de atitude é inaceitável em qualquer ambiente civilizado. Dentro de uma Universidade, o ato infame se reveste de uma simbologia que atenta contra o espírito essencial da busca do conhecimento e da sabedoria. Esperamos que apurações policiais sejam realizadas para que casos assim não se repitam.

“Não ao fascismo”

Na mesma sessão, foi aprovado o endosso à manifestação da Congregação do IP sobre a Lei nº 17.700, de 27 de junho de 2023, que dá o nome do ex-secretário da ditadura militar, Erasmo Dias, a um viaduto em Paraguaçu Paulista.

Leia, a seguir, à íntegra da moção do instituto.

A Congregação do IPUSP, em sessão realizada em 24/07/2023, manifestou sua perplexidade e indignação com a aprovação da Lei nº 17.700, de 27 de junho de 2023, que denomina “Deputado Erasmo Dias” o dispositivo de entroncamento, acesso e retorno com viaduto SPD 475/284, localizado no km 475+435m da Rodovia Manílio Gobbi – SP 284, ligação com a Rodovia Vereador Miguel Deliberador – SP 421, em Paraguaçu Paulista. É inconcebível homenagear alguém que, ao invés de prestar serviços relevantes à sociedade, participou, de modo bastante implicado, do regime ditatorial que instalou o autoritarismo no Brasil, suspendendo o Estado de Direito e torturando, matando e exilando milhares de brasileiros.

Desse modo, endossamos e fazemos coro à moção de repúdio da Associação dos Professores da PUC-SP e da Associação dos Funcionários Administrativos da PUC-SP/Fundasp. Nenhuma homenagem a torturadores! Não ao fascismo! Ditadura nunca mais.