Políticas públicas voltadas à juventude não controlaram a epidemia de HIV

Desafios da saúde e sexualidade de jovens na era digital serão debatidos por especialistas internacionais em seminário na Faculdade de Saúde Pública da USP

 10/11/2023 - Publicado há 6 meses
Evento na USP debate os desafios da sociabilidade e da sexualidade juvenil na era digital; ilustração do HPV em microscópio – Imagem: Vectorjuice/Freepik

 

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP sediará, nos dias 16 e 17 de novembro, o seminário Juventude, Sexualidade e Saúde: Desafios científico-políticos na era digital. O evento terá início às 8 horas e vai até as 18 horas, em ambos os dias. Para participar dos seminários é necessário fazer a inscrição através do link.

Apesar do relatório otimista do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids), que prevê o fim da aids até 2030, o mundo avança para a quinta década da epidemia de HIV desde os primeiros casos de infecção, no início da década de 1980. Este será um dos temas discutidos no seminário, além dos reflexos da sexualidade, reprodução, violência e discriminações para a saúde de jovens e adolescentes, com especial enfoque para os desafios da saúde na era digital.

+ Mais

Relatório da ONU aponta que pandemia da aids pode acabar até 2030

A coordenadora do encontro, Cristiane da Silva Cabral, é professora do Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP. Além do mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, Cristiane trabalhou como pesquisadora no Programa de Estudos e Pesquisas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em Gênero, Sexualidade e Saúde durante 14 anos. Um de seus atuais projetos de pesquisa investiga como as relações dos millennials a geração Y mediadas pelas redes sociais se associam à possível infecção por HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O sociólogo francês Michel Jean Bozon, um dos maiores pesquisadores sobre sexualidade no campo das ciências sociais, será um dos principais palestrantes do evento. Bozon já escreveu mais de cinco livros sobre o assunto e atualmente é diretor de pesquisa na unidade de Demografia, Gênero e Sociedades do Instituto Nacional de Estudos Demográficos (Ined), em Paris, mesma instituição em que Cristiane fez o seu estágio doutoral.

Outra palestrante confirmada é a professora de Demografia e Saúde Pública da University of Southern California (USC), Laura Ferguson. Sua área de pesquisa é principalmente voltada ao HIV, à saúde sexual e à saúde infantil. Além de professora, Laura é diretora de pesquisa sobre Desigualdades na Saúde Global, na USC.

O evento será realizado de forma híbrida: presencialmente as palestras acontecerão no Auditório João Yunes, localizado no campus da FSP, e também serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da FSP.

Programação do seminário – Imagem: Divulgação/FSP-USP

 

Saiba mais: https://linktr.ee/fspjss


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.