Empreendedores sociais iniciantes concorrem a mentorias e investimentos em evento da USP

Os projetos selecionados pretendem impactar comunidades locais, gerar a equidade racial e de gênero no mercado criativo e audiovisual e democratizar o conhecimento sobre sustentabilidade

22/08/2023 - Publicado há 8 meses
Empreendedores de comunidades locais ampliam suas possibilidades de obter investimento para seu negócio em evento da FEA - Foto: Arquivo Pessoal/Cecília Belim

A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP recebe a segunda edição do Social Tank, um evento que visa incentivar o empreendedorismo social, por meio de apresentações de Negócios de Impacto Social (NIS), externos à FEA, e que serão avaliadas por jurados, valendo premiações. Para acompanhar o evento, basta se inscrever pelo formulário e comparecer presencialmente na FEA, no dia 24 de agosto, às 17h30.

Social Tank foi criado em 2022 por membros da FEA Social, uma entidade estudantil que busca ampliar as possibilidades de crescimento em setores sociais e a conscientização sobre questões socioambientais. Os empreendedores sociais recebem feedbacks de seus negócios, vindos das juradas Isabela Yagi, diretora de operações na empresa Expresso Labs, Thayane Costa, gerente de marketing e parcerias na organização social Litro de Luz, e Valquíria Leiria, líder de relacionamentos com outras empresas na escola 4YOU2 Idiomas. Os prêmios vão de mentorias na Litro de Luz a possíveis investimentos financeiros.

Cecília Belim Caporrino - Foto: Arquivo Pessoal

“Nosso principal objetivo é ser uma vitrine para o setor de empreendimentos sociais. É muito importante para nós dar visibilidade e gerar impacto na vida dessas pessoas”, afirma Cecília Belim, responsável pelos eventos e comunicação da FEA Social. A escolha dos NIS acontece por uma pré-seleção feita pelos integrantes da FEA Social, meses antes do evento, priorizando empreendimentos externos à FEA e que estão iniciando suas atividades. A seleção deste ano começou em meados de maio e reuniu os seguintes NIS:

• Ambiente-se: uma plataforma colaborativa que ajuda na criação de projetos e consultorias em comunidades locais. A iniciativa já impactou cerca de 90 comunidades locais e 10.000 pessoas direta ou indiretamente;
    • Visionária Lab: um empreendimento sociocultural e laboratório interdisciplinar de pesquisa e cocriação, que tem como pilares a economia criativa, o cinema e a inclusão. Com a missão de impulsionar a equidade racial e de gênero no mercado criativo e audiovisual, o Visionária Lab produz conteúdos inovadores e diversos.
    • Inside ESG: uma consultoria em sustentabilidade, que pretende democratizar o acesso à sustentabilidade e simplificar e desmistificar a sua complexidade. O projeto busca auxiliar pequenas e médias empresas a prosperar de maneira sustentável e inovadora, auxiliando profissionais a ingressarem no setor de impacto.

Os feedbacks dos jurados seguem os seguintes critérios de avaliação: quanto o negócio consegue se manter financeiramente estável e sua capacidade de gerar retorno para os envolvidos; a qualidade da ideia do negócio e da solução proposta para o problema em questão, além da inovação oferecida ao mercado; o potencial de crescimento, sendo a estratégia de marketing da empresa, o modelo de negócio e o preparo para o longo prazo; e o impacto social gerado pelo NIS na comunidade em que está inserido.

Mais informações: feauspsocial@gmail.com / @feasocialusp

*Sob supervisão de Antonio Carlos Quinto