USP promove oficina de edição de som e imagem em Paraisópolis

Unidade móvel da Universidade estará na comunidade da zona sul paulistana neste sábado e domingo

09/11/2022 - Publicado há 1 ano
Equipe do projeto Palavras e Música: Podcast e Videoclipe em Paraisópolis, contemplado no edital de circulação das Unidades Móveis da USP – Foto: Divulgação/“Palavras e Música”

Neste sábado e domingo, dias 12 e 13 de novembro, das 10 às 16 horas, o Centro Educacional Unificado (CEU) de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, recebe a unidade móvel Cultura e Educação do projeto USP na Comunidade, com atividades desenvolvidas por professores e alunos de graduação e pós-graduação do curso de Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A atividade é gratuita e aberta a toda a população. Não é preciso fazer inscrição.

Palavras e Música: Podcast e Videoclipe em Paraisópolis é o tema da ação desenvolvida e promovida para a comunidade em parceria com o CEU de Paraisópolis e com o Instituto Unidos de Paraisópolis, organização da sociedade civil (OSC) que auxiliou na criação da proposta para essa atividade.

O professor Marciel Consani – Foto: Reprodução/CPBEC-USP

Coordenador do projeto, o músico e professor Marciel Consani, da ECA, destaca a importância de aproximar a USP da sociedade. “Buscamos, antes de tudo, conectar a Universidade com as demandas de cultura e educação das comunidades periféricas, que não são poucas.”

Para o docente, a USP desempenha um papel importante na formulação de projetos que possam quebrar essas barreiras. “Nesse sentido, a USP se encontra numa posição privilegiada, porque detém recursos técnicos e a expertise necessária para estimular a leitura crítica do audiovisual e a democratização do acesso aos meios digitais de comunicação, fundamental para disseminar as culturas locais, populares e comunitárias.”

O projeto tem duas etapas. Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, foram realizadas oficinas de fotografia, vídeo e produção sonora para alunos e professores do CEU e membros da comunidade, que em sua maioria tiveram o primeiro contato com a gravação de podcasts e a captação de imagens.

Agora, nos dias 12 e 13 de novembro, a segunda parte do projeto trará aos participantes, no sábado, uma oficina de edição de som e imagem com recursos abertos (softwares open source) e, no domingo, uma mostra aberta dos trabalhos finalizados com imagens produzidas nas oficinas do curso Palavras e Música.

Unidades móveis da USP na comunidade

O projeto USP na Comunidade leva ações desenvolvidas por pesquisadores, alunos e servidores da Universidade para toda a população do Estado de São Paulo por meio de duas unidades móveis equipadas com salas de aula, laboratórios, consultórios e telas de projeção para apresentações externas, e capazes de transportar uma ampla variedade de materiais didáticos e científicos. Cada unidade móvel tem uma configuração diferente, de acordo com o tema: cultura e educação ou saúde e ciência. A itinerância se dá por meio de participação em eventos ou parceria com instituições, governos ou unidades acadêmicas.

O evento Palavras e Música: Podcast e Videoclipe em Paraisópolis, do projeto USP na Comunidade, será realizado neste sábado e domingo, dias 12 e 13 de novembro, das 10 às 16 horas, no Centro Educacional Unificado de Paraisópolis (Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/nº, Jardim Parque Morumbi, em São Paulo). Entrada grátis.

Elcio Silva, da Assessoria de Imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP