Orquestra Ouro Preto toca clássicos dos Beatles na USP

Conjunto mineiro faz concerto na segunda-feira, dia 4, às 20 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri

01/12/2023 - Publicado há 7 meses
A Orquestra Ouro Preto será regida pelo maestro Rodrigo Toffolo – Foto: Divulgação Orquestra Ouro Preto

A Orquestra Ouro Preto desembarca na USP trazendo na bagagem um de seus maiores sucessos, o concerto Orquestra Ouro Preto: The Beatles. A apresentação única será realizada na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, às 20 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. Realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espetáculo tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Sob regência do maestro Rodrigo Toffolo – diretor artístico e regente titular da orquestra -, o repertório abrange todo o período de produção artística do quarteto inglês, incluindo canções como Let It Be, Hey Jude, Don’t Let Me Down e While My Guitar Gently Weeps. “Os clássicos são assim. Você passa a vida inteira lendo Guimarães Rosa e ouvindo Beethoven. E os Beatles já fazem parte disso”, destaca Toffolo. “É o poder da música quando se trata de um clássico: todo mundo quer ouvir sempre. E, a cada vez, é uma experiência diferente.”

O tributo da orquestra nasceu de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma formação de cordas e uma banda de rock. Essa mistura irreverente rendeu dois concertos da formação mineira, proporcionando à plateia um “mergulho” na obra da banda comandada por John Lennon e Paul McCartney. O reconhecimento foi além das fronteiras do País, sendo celebrado também na Inglaterra, onde o concerto foi apresentado na International Beatleweek, em Liverpool.

A Orquestra Ouro Preto foi criada em 2000. Entre os CDs e DVs que já gravou estão Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla (2013), Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2014), Antonio Vivaldi – Concerto para Cordas (2015), Orquestra Ouro Preto – The Beatles (2015), Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento (2019), Gênesis – João Bosco e Orquestra Ouro Preto (2022) e Valencianas II: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2022).

O concerto Orquestra Ouro Preto: The Beatles será realizado no dia 4, segunda-feira, às 20 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos podem ser obtidos através da plataforma Sympla.

Com informações da Orquestra Ouro Preto e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP