Orquestra de Câmara da USP vai executar obras de compositoras do romantismo alemão

Músicas de Clara Schumann e Emilie Mayer serão exibidas pelo conjunto neste sábado e domingo

16/11/2023 - Publicado há 8 meses

16/11/2023 - Publicado há 8 meses

Texto: Redação
Arte: Carolina Borin*

A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob regência do maestro André Bachur - Foto: Reprodução/Facebook/Ocam

A Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza duas apresentações gratuitas neste fim de semana, celebrando compositoras alemãs do período romântico. Neste sábado, dia 18, às 16 horas, o concerto será no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, e no domingo, dia 19, às 11 horas, o Instituto Tomie Ohtake, que fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo, será o anfitrião.

Os concertos contarão com a participação do pianista Luiz Guilherme Pozzi, professor da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), que será o solista da obra Concerto para Piano em Lá Menor, op. 7, de Clara Wieck Schumann, sob a regência de André Bachur, regente adjunto da Ocam. “Trata-se de um concerto brilhante e inspirado, que alterna trechos melancólicos e sentimentais com momentos de grande virtuosidade”, relata Pozzi.

A escolha desse concerto busca diversificar o repertório comumente apresentado por orquestras, inserindo obras de mulheres compositoras ao longo da sua programação. “Em 2023, a Ocam apresentou diversas obras de altíssima qualidade escritas por compositoras muitas vezes relegadas. Neste mês, destacamos a produção de compositoras alemãs do século 19 que foram célebres em vida, porém suas produções foram negligenciadas pela posterioridade”, diz Lucas Coelho, assistente de direção artística da orquestra.

Luiz Guilherme Pozzi - Foto: Arquivo Pessoal

A estreia brasileira da Abertura n. 2 em Ré Maior, de Emilie Mayer, será apresentada sob a batuta de Giovanna Elias, regente assistente da orquestra. “Essa abertura é um testemunho da genialidade e sensibilidade dessa notável compositora do século 19. Espero que essa peça ganhe a visibilidade e o reconhecimento que merece dentro do repertório orquestral”, destaca Elias.

O programa traz ainda a famosa Sinfonia Número 7 em Lá Maior, op. 92, de Ludwig van Beethoven. Para Bachur, que dirigirá a obra, “nessa potente e divertida sinfonia encontramos mais uma vez o Beethoven revolucionário em diálogo com a tradição. Além desse poderoso paradoxo expressivo, encontramos muitos outros que compõem esse insistente desafio que é interpretar essa obra, como força e leveza, humor e seriedade, rigor formal e sua ruptura, racionalidade e corporalidade”.

Para a apresentação deste sábado, dia 18, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, a entrada é gratuita solidária, com a arrecadação de 1 quilo de alimentos não perecíveis, e os ingressos podem ser retirados on-line através da plataforma Appticket. No dia do espetáculo, uma cota será distribuída antes do início do concerto. No domingo, 19, às 11 horas, no Instituto Tomie Ohtake, a entrada é gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos.

O concerto terá a participação do pianista Luiz Guilherme Pozzi - Foto: Reprodução/Maringas Maciel

Os concertos da Orquestra de Câmara (Ocam) da USP acontecem neste sábado, dia 18, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo), com entrada grátis (ingressos podem ser obtidos aqui), e neste domingo, dia 19, às 11 horas, no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropé, 88, Pinheiros, em São Paulo), também com entrada grátis (sem necessidade de retirar ingressos).

Com informações da assessoria de imprensa da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Cartaz do evento - Foto: Reprodução/Ocam

*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado