Violeiro fabrica seus próprios instrumentos

Revoredo recebe no estúdio o cantor, designer e compositor, Levi Ramiro

O programa Revoredo desta quinta-feira, 30 de maio, recebe no estúdio o violeiro, cantor e compositor, Levi Ramiro.  Natural de Uru ,cidade do interior Paulista, Ramiro é conhecido por tocar em instrumentos que ele próprio fabrica, como as violas de cabaça.

De formação autodidata, o músico, que iniciou tocando violão popular, atualmente promove oficinas de iniciação da viola, como a de Ritmos Caipiras, a de Convivência com a Viola e a oficina Fabricação da Viola de Cabaça. Ao longo de sua carreira, trabalhou com artistas como João Bá, Socorro Lira, Daniel de Paula, Carlos Vergalim e Adriano Rosa. Em 2010, recebeu o prêmio Excelência da Viola Caipira, na categoria Violeiro Solo.

Com base nos valores da cultura popular, e misturando elementos da música Brasileira, o músico traz em suas composições homenagens à vida interiorana. Durante a programação, Ramiro apresenta as obras: Ninhuma Inhuma, Balanço Capiau, Dias na Canastra e Batalha das Águas.   

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela Rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8h, nas duas emissoras.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •