Minicurso da Cátedra Alfredo Bosi aborda qualidade em ensino

Evento gratuito acontece nesta terça-feira, dia 30, às 19 horas, com transmissão pela plataforma YouTube

 29/11/2021 - Publicado há 2 anos
Cursos da Cátedra Alfredo Bosi buscam aperfeiçoar o ensino básico no Brasil – Foto: Freepik

Nesta terça-feira, dia 30, às 19 horas, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover o minicurso Planejamento da Educação de Qualidade em Ensino Flexível: Reflexão/Ação/Reflexão, com o educador, sociólogo e filósofo Francisco Cordão. O evento integra o ciclo Educação Básica: Práticas e Didáticas, e será transmitido pelo canal da cátedra no YouTube.

O minicurso abordará a flexibilidade do aprendizado como aliada na busca por qualidade da educação. Para o palestrante, o conceito de educação flexível busca melhores resultados de aprendizagem a partir do planejamento consciente do plano de atividades de ensino e do projeto pedagógico. “É preciso pensar a escola como ‘laboratório de aprendizagem’, e não um mero ‘auditório de informação'”, afirma.

Cordão ainda irá destacar a avaliação da aprendizagem dos alunos como uma postura de diagnóstico, que pode servir de base para professores planejarem atividades futuras.

Francisco Cordão é especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Atuou como conselheiro nos Conselhos de Educação do Município e do Estado de São Paulo e na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e é titular da Academia Paulista de Educação, prestando serviços educacionais a organizações e instituições educacionais.

Informações sobre cada curso do ciclo Educação Básica: Práticas e Didáticas da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP estão disponíveis neste link.

O minicurso Planejamento da Educação de Qualidade em Ensino Flexível: Reflexão/Ação/Reflexão será realizado nesta terça-feira, dia 30, às 19 horas, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no YouTube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.