Livro de Ecléa Bosi será relançado nesta quarta-feira, dia 23

“Memória e Sociedade – Lembranças de Velhos” é uma das mais importantes obras da Professora Emérita do Instituto de Psicologia da USP

21/08/2023 - Publicado há 9 meses
O livro Memória e Sociedade – Lembranças de Velhos, de Ecléa Bosi – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O livro Memória e Sociedade – Lembranças de Velhos, da Professora Emérita do Instituto de Psicologia da USP Ecléa Bosi (1936-2017), será relançado nesta quarta-feira, dia 23, às 14 horas, no Instituto de Psicologia da USP. O evento será aberto com um recital do Coral da USP (Coralusp), seguido de debate sobre a obra de Ecléa Bosi, com a participação dos professores Belinda Mandelbaum, Bernardo Parodi Svartman, Fabio Weintraub, José Moura Gonçalves filho, Luís Galeão e Paulo de Salles Oliveira – todos do Instituto de Psicologia da USP – e do crítico literário Fabio Weintraub, também formado em Psicologia pela USP. Depois do debate haverá apresentação musical do violista e professor da USP Ivan Vilela e da artista Elaine Guimarães. A entrada é grátis.

Publicado originalmente em 1994 pela Editora Companhia das Letras, Memória e Sociedade – Lembranças de Velhos é uma das mais importantes obras de Ecléa, que contribuiu de forma inovadora para pensar o acolhimento de homens e mulheres com mais de 60 anos no Brasil. Por sua iniciativa, a USP promove desde 1994 o programa hoje chamado USP 60+, antes denominado Universidade Aberta à Terceira Idade, que oferece atividades gratuitas para pessoas com idade acima de 60 anos, inclusive matrículas especiais nos cursos de graduação da USP. Ecléa é autora também de Cultura de Massa e Cultura Popular: Leituras de Operárias (Vozes, 1972), O Tempo Vivo da Memória: Ensaios de Psicologia Social (Ateliê, 1998) e Velhos Amigos (Companhia das Letras, 2003).

“Tanto na sua vida pessoal quanto em suas produções, Ecléa demonstra padrões claros de humanismo, dando voz aos que ainda não a possuem, mostrando com sensibilidade e respeito a realidade dessas pessoas”, destaca texto sobre a professora publicado no site do Instituto de Psicologia da USP. “O trabalho de Ecléa Bosi revela sua militância social, política e cultural e seu envolvimento em temas latentes na sociedade e que precisam de atenção especial. Sua dedicação aos idosos e ao universo feminino das operárias são apenas dois exemplos da luta dessa mulher para fazer diferença no mundo em que vive. A psicologia social tem muito a agradecer pela enorme contribuição de uma pessoa que se dedicou a estudar e a entender o mundo para transformá-lo em palco de justiça e de conhecimento.”

O relançamento do livro Memória e Sociedade – Lembranças de Velhos, de Ecléa Bosi, será nesta quarta-feira, dia 23, às 14 horas, no Instituto de Psicologia da USP (Avenida Professor Mello Moraes, 1.721, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis.

Banner do evento – Foto: Divulgação/IP-USP