“Jornal da USP” recebe o Prêmio Amigo do Livro

Honraria será concedida nesta quinta-feira, dia 24, às 18 horas, pelo Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele) da USP

22/03/2022 - Publicado há 2 anos
O prêmio é representado por um diploma e uma escultura de autoria da artista plástica Maria Bonomi – Fotos: Gustavo Piqueira/Casa Rex e Reprodução

Nesta quinta-feira, dia 24, às 18 horas, o Jornal da USP vai receber o Prêmio Amigo do Livro, concedido pela revista Livro, editada pelo Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele) da USP, para homenagear profissionais e instituições que contribuem para o desenvolvimento do livro e da editoração no Brasil. A honraria será dada também a Cida Saldanha, da Livraria da Vila, e a Alexandre Martins Fontes, da Livraria Martins Fontes. A cerimônia de entrega do prêmio – que inclui um diploma e uma escultura criada pela artista plástica Maria Bonomi – ocorrerá na Livraria João Alexandre Barbosa, na Cidade Universitária, em São Paulo. O Jornal da USP (www.jornal.usp.br) é uma publicação da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP.

“O Jornal da USP, em especial sua editoria de Cultura, sempre abriu espaço para os livros em suas páginas – fossem elas em papel, semanalmente, e, a partir de 2016, de forma virtual e diária”, destaca a organização do prêmio, justificando a entrega da honraria para o jornal da Universidade de São Paulo. “A seção de Cultura do Jornal da USP sempre privilegiou os livros, e não necessariamente apenas aqueles editados pela Editora da USP (Edusp), mas sim aqueles que possam dar uma contribuição para a formação cultural, acadêmica e humanística do seu leitor.”

A escultura de Maria Bonomi foi criada especialmente pela artista para o Prêmio Amigo do Livro. Nele está escrita uma frase do bibliófilo Rubens Borba de Moraes (1899-1986): “Um livro raro tem personalidade; uma obra, sua história”.

Esta é a terceira edição do Prêmio Amigo do Livro. Na primeira edição, em 2018, os homenageados foram o editor Claudio Giordano, o designer e diretor da Negrito Editorial Ricardo Assis, o proprietário da Lis Gráfica, Leonardo Guimarães Ferreira, e a então diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda. Já na segunda edição, ocorrida em 2019, o prêmio foi concedido a quatro personalidades ligadas ao livro e à biblioteca: Antônio Agenor Briquet de Lemos, Geraldo Moreira Prado, conhecido como Mestre Alagoinha, Gustavo Piqueira e Ubiratan Machado.

O convite para a cerimônia de entrega do Prêmio Amigo do Livro – Foto: Reprodução

A cerimônia de entrega do Prêmio Amigo do Livro será nesta quinta-feira, dia 24, das 18 às 21 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa (Avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis.