Imaginário, filmes e literatura podem ser aliados no processo educacional

Quem fala sobre isso nesta edição do “Diversidade em Ciência” é o professor Rogério de Almeida, autor de vários livros sobre o tema

Nesta edição do Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Rogério de Almeida, professor associado da Faculdade de Educação da USP, que fala sobre imaginário, filmes, literatura e diversidades e suas interseções com a educação.

Rogério de Almeida é coordenador do Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura e do Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura. Ele também é editor da revista Educação e Pesquisa e editor-colaborador para a área de educação da revista Machado de Assis em Linha.

É autor dos livros O criador de mitos: imaginário e educação em Fernando Pessoa (Editora Educ); O imaginário trágico de Machado de Assis: elementos para uma pedagogia da escolha (Editora Képos); O dia em que conheci Jim Morrison (Editora Zouk); Metamorfopsia da Educação: hiatos de uma aprendizagem real (Editora Zouk); Alucinação (Editora Zouk); Almenara (Editora Badaró).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://jornal.usp.br/radio/

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.