Elementos psicológicos afetam desempenho no mercado de trabalho

Literatura relacionada à economia estuda as emoções e atitudes dos trabalhadores

 24/10/2018 - Publicado há 5 anos

Na edição desta semana, o professor Luciano Nakabashi comenta sobre duas literaturas relacionadas a aspectos da economia. Para o professor, a mais importante é a que aborda a parte racional dos indivíduos. “Essa especificamente aborda a parte da racionalidade humana, quando agimos de forma racional ou quando agimos de formas mais emotivas.”

Contudo, o professor também destaca a abordagem dos elementos psicológicos que afetam o desempenho das pessoas. “Tudo isso é importante economicamente, pois afeta o desempenho no mercado de trabalho.”

O colunista ainda elogia as literaturas voltadas para a economia. “A partir dos anos de 1960, começou o trabalho por um cientista e professor da Universidade da Pensilvânia. Ele desenvolveu a parte da psicologia positiva, que estuda como fazer as pessoas sem problemas patológicos serem mais felizes.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.